Caio Bonfim abre temporada no Japão com recorde brasileiro na marcha atlética 20 Km

Redação Webrun | Atletismo · 17 fev, 2025

O medalhista olímpico Caio Bonfim iniciou bem a temporada 2025 ao ficar em terceiro lugar no Campeonato Japonês de Marcha Atlética de 20 km, prova Bronze do World Athletics Tour, realizado neste domingo (16/2), na cidade de Kobe. Caio cruzou em terceiro lugar nos 20 km com a marca de 1h17min37s, melhorando o seu próprio recorde brasileiro. Em 2024, Caio iniciou o ano em Taicang, na China, com o recorde brasileiro dos 20 km (1h17min44s) e a terceira colocação na disputa da etapa. A competição teve a participação de 83 atletas japoneses e 6 estrangeiros.

Caio Bonfim abre temporada no Japão com recorde brasileiro na marcha atlética 20 Km
Caio Bonfim em Paris (Wagner Carmo/CBAt)

A prova de Kobe foi muito competitiva, com recorde mundial do japonês Toshikazu Yamanishi (1h16min10s). O segundo colocado foi Satoshi Maruo (1h17min24s) e o terceiro, entre os japoneses, Kento Yoshikawa (1h17min38s). Caio, como estrangeiro, competiu na categoria Open e ficou em terceiro (1h17min37s), com o recorde brasileiro.

O marchados brasileiro iniciou a preparação para o 20º Mundial de Atletismo, que será realizado no Estádio Olímpico de Tóquio (Japão), de 13 a 21 de setembro de 2025, com 2.000 atletas de 200 países.

“Começando bem a temporada, graças a Deus, e como sempre o Caio nos surpreendendo. Desse jeito, vamos ficar mal acostumados. Mas é isso! Começando tudo de novo, depois de curtirmos muito o resultado dos Jogos Olímpicos, de comemorarmos muito a medalha de prata, zeramos tudo e estamos na preparação para mais um Mundial”, afirmou Gianetti Sena Bonfim, mãe e treinadora de Caio.

“Sempre tivemos vontade de estar nessa prova aqui em Kobe e nunca dava certo. Competição  excepcional, percurso, clima, grandes nomes da marcha atlética japonesa e com todos esses ingredientes só poderia sair um resultado excelente”, completou Gianetti, preocupada com a recuperação de Caio que competirá em Taicang, China, 1 e 2 de março (prova Ouro do World Athletics Tour) e na Copa Brasil de Marcha Atlética, dia 9 de março, na USP, em São Paulo.

Caio já competiu a Olimpíada de Paris com o índice para o Mundial dos 20 Km assegurado (a marca mínima exigida é 1h19min20s e ele já fez menos que isso em várias ocasiões em 2024). E ainda melhorou agora no Japão a sua marca de qualificação.

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

O brasileiro foi o campeão do Tour Mundial 2024 da marcha atlética 20 km (similar a Diamond League), com 4.072 pontos, por seus resultados em Taicang (CHN), no dia 3 de março (1h17min44s), em La Corunã (ESP), em 18 de maio (1h17min52s), e na Olimpíada, em Paris, no dia 1 de agosto, com o tempo da medalha de prata (1h19min09s).

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!