Muitas coisas nos fazem lembrar de bebidas alcoólicas, como sair com amigos, churrasco, happy hour e outros tipos de confraternizações. Algumas pessoas tomam uma taça de vinho ou uma caipirinha com frequência. A má notícia é que qualquer tipo de álcool é contraindicado para quem busca um bom desempenho em todos os esportes. Às vezes, um simples copo de cerveja pode estragar o planejamento de vários dias de treino e dieta.
O Webrun conversou com um preparador físico, uma nutricionista e um fisiologista do esporte e trouxe essas três visões de profissionais de diferentes áreas sobre o assunto.
Foto: Pixabay
Para Felipe Kutianski, preparador físico da Ziva Brasil, o álcool faz você perder muito líquido, por isso você se desidrata. “Ele não é recomendado porque antes mesmo de começar a correr você já está em um processo de desidratação. Tem uma grande perda de sais minerais, que pode acarretar em um mal desempenho e até mesmo um risco à saúde do atleta.”, explica.
Sobre beber depois de corridas, tudo que tem moderação não prejudica. “Muitas pessoas bebem e tomam água ao mesmo tempo, assim elas se livram do processo de desidratação.”, afirma Kutianski.
Participe da 7ª Maratona Pague Menos Campinas!
“O álcool permanece no seu corpo durante uma semana. Tira o reflexo, retarda a recuperação, diminui a resistência e atrapalha a absorção de nutrientes da dieta seguida pelo corredor.”, afirma Carol Yoshioka, nutricionista do conselho científico da Midway Lab.
Beber depois da prova, dependendo da bebida, pode ser relaxante. “Uma taça de vinho, não mais que isso. Sempre que a pessoa beber, ela deve tomar o dobro ou o triplo de água para se hidratar e limpar seu organismo do álcool ingerido.”, explica a nutricionista.
Para Turíbio Leite de Barros, fisiologista do esporte da Midway Lab, é difícil imaginar os benefícios de beber álcool antes de provas de corrida. “Ao contrário, dependendo da dose ingerida, podemos imaginar diversos prejuízos, porque o álcool vai comprometer o desempenho físico do corredor.”, afirma.
Na própria recuperação também não há benefícios. “Tudo depende da quantidade e de qual tipo de bebida se ingere, alguns estudos dizem que a cerveja em uma determinada quantidade é um bom repositor energético.”, explica o fisiologista.