6 cuidados com a pele para ter antes e após o treino

Redação Webrun | Bem Estar · 09 nov, 2023

Os efeitos positivos das atividades físicas são percebidos em todo o corpo, inclusive na pele. Contudo, o potencial desses resultados pode ser maior, se a rotina de exercícios for acompanhada de alguns cuidados. “A prática de atividade física aumenta a circulação, melhora a oxigenação e a nutrição das células, deixando a pele mais bonita e saudável. Se além disso a pessoa se habitua a uma rotina de cuidados no pré e no pós treino, os resultados podem ser ainda melhores”, explica Renata Taylor, Fisioterapeuta e Consultora Comercial da HTM Eletrônica, indústria referência no desenvolvimento e fabricação de equipamentos eletromédicos e estéticos.

A especialista alerta que, por outro lado, a falta de alguns cuidados pode causar envelhecimento precoce, deixando a pele opaca e marcada. Por isso, ela traz algumas dicas que, se seguidas corretamente antes e depois do treino, podem proporcionar uma pele deslumbrante. Confira:

6 cuidados com a pele para ter antes e após o treino

Foto: Divulgação

Treinar de maquiagem e cabelo solto? Nem pensar! 

Querer estar sempre bonita, tudo bem, mas na academia essa não deve ser a prioridade. O ideal é remover qualquer maquiagem antes de ir para o treino, pois ela bloqueia os poros e as glândulas sudoríparas, dificultando a respiração da pele.

“Depois de lavar todo o rosto, é hora de aplicar seu hidratante favorito e não se esquecer do protetor solar. Além disso, não é recomendado treinar com os cabelos soltos, mesmo que eles sejam curtos. É importante prendê-los, para que produtos capilares não se misturem com o suor. Isso poderia obstruir os poros e causar as indesejáveis espinhas na testa”, explica Renata.

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

Higienize os aparelhos e não leve a mão ao rosto

Sempre higienize os equipamentos da academia antes de usá-los, com sua própria toalha ou com papel disponibilizado pelo estabelecimento. Fazendo isso, é possível diminuir as chances de uma contaminação por fungos, que causam infecções na pele, micoses e outros problemas.

Além disso, o recomendado é não tocar o rosto durante o treino. “As mãos sujas podem carregar uma infecção bacteriana. Mantenha-as longe do rosto enquanto se exercita”, orienta a especialista.

Cuidados no pós-treino

Higienizar o rosto após o treino é tão importante quanto antes dele. Relaxar com o rosto suado pode causar a prisão de bactérias na pele. O mais indicado é fazer uma boa higiene com o sabonete ideal para seu tipo de pele e se livrar da sujeira, óleo e suor.

Troque de roupa

Muitas vezes, na correria, chegamos do treino e nos ocupamos com outras coisas. Mas não deixe de trocar de roupa. O corpo tende a suar e liberar toxinas que geralmente ficam nas roupas e podem obstruir poros e levar a erupções cutâneas, acne e foliculite, causada pelo atrito constante da roupa molhada com a pele. Isso obstrui os folículos pilosos e forma cravos, além de criar um ambiente quente e úmido, propício para a proliferação de fungos e bactérias.

Esfolie a pele

A esfoliação é essencial para deixar a pele em dia, especialmente porque muitas regiões do corpo passam boa parte do treino abafadas e em atrito com as roupas, favorecendo a foliculite e o ressecamento. É importante incluir a esfoliação na rotina, pois ela elimina impurezas e células mortas na superfície, trazendo de volta uma textura macia.

Leia também: RESPEITE SEU CORPO E FIQUE LIVRE DO OVERTRAINING

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!