Saudade de um treininho na academia?
Com a retomada gradual do funcionamento das academias e das práticas esportivas fora de casa, na maioria das cidades brasileiras, voltar a treinar depois de muito tempo parado requer alguns cuidados especiais, principalmente para evitar lesões e respeitar o seu corpo. Confira as dicas do Júlio César, coordenador técnico da AYO Fitness Club e profissional de educação física, para que o retorno à prática de exercícios efetivo e saudável.
1 – Treine com intensidade, mas não force os músculos. Diminua um pouco a potência dos exercícios até que seu corpo pegue o ritmo.
2 – Evite treinos intervalados nas primeiras semanas. Seu corpo precisa se adaptar na questão aeróbica, por isso, é importante ter condicionamento físico.
3 – Antes de tudo, procure um especialista. Se você ficou muito tempo sem treinar, o ideal é procurar um profissional para saber se você está apto a retornar.
+ Participe de uma prova virtual, escolha a sua!
4 – Para reduzir a possibilidade de lesões no exercícios físicos, é preciso preparar a musculatura antes da prática. Você pode fazer isso se aquecendo, por meio de alongamentos, movimentos balísticos e alguns polichinelos. Com a musculatura aquecida, há menor possibilidade de lesões por estiramento, por exemplo.
5 – A volta aos treinos não deve ser muito extenuante. Exercícios de intensidade moderada/elevada com menor tempo têm resultados satisfatórios. Deve-se ter atenção máxima no exercício para potencializar os resultados. Dar um intervalo longo entre as sessões pode reduzir a intensidade do exercício e, consequentemente, seus resultados.
É importante lembrar que a retomada às academias deve ser feita respeitando todos os protocolos de segurança necessários durante a pandemia. Use máscara, álcool em gel, treine em horários alternativos e evite aglomerações. A volta à academia traz benefícios à saúde, mas faça isso sem colocar a sua e de outras pessoas em risco.
+ Escolha uma prova e monte seu calendário de corrida de 2021!